Desporto: Divertimento, recreio...
Violência: ímpeto ofensivo, força, crueldade, tirania...
Dois pontos tão distantes, e ao que parecem tão diferentes. Mas que infelizmente estão muitas vezes ligados, até vezes de mais.
Tornou-se comum nos nossos dias ouvir-se falar em violência no desporto, seja por confrontos entre claques, seja agressões entre jogadores, árbitros e dirigentes, enfim todo um rol de situações que acabam por tornar banais as situações de violência no desporto.
Como desporto que movimenta milhões, os casos mais falados são obviamente relacionados com o futebol, mas desenganem-se... Os outros desportos não estão imunes. Desde o ciclismo, passando pelo voleibol, do andebol à natação, todos eles já registaram casos de violência.
Juntando a estes desportos que não deveriam ter nada a haver com violência, eis que, se lembraram de juntar desporto e violência num só, com os desportos olímpicos que todos conhecemos (Boxe, Karaté, Judo, etc.)
Nesta página vou tentar de certa forma explicar o que leva as pessoas a terem comportamentos como os que se verificam um pouco por todo o mundo. Numa época de discórdias a nível mundial, pena é que das poucas coisas comuns a todos os povos, uma delas seja a violência.
Poderão encontrar aqui:
- Exemplos de violência ocorridos nos mais diversos desportos.
- Explicação para estes acontecimentos.
- Compreenssão das acções.