Futebol
Futebol

    O Futebol e a Violência
 
    A violência dentro e fora dos estádios de futebol não é um fenómeno novo e verifica-se em todos os países: Itália não é um caso isolado. A violência no futebol remonta à origem do desporto, na Inglaterra do séc. XIII, quando os jogos entre cidades rivais envolviam centenas de jogadores e costumavam terminar numa batalha. O movimento "hooligan" é conhecido em toda a Europa e a palavra – de origem inglesa – é utilizada em quase todas as línguas europeias para designar os adeptos que misturam futebol e violência.
 
    A violência no futebol tornou-se um assunto europeu com a internacionalização dos campeonatos de futebol. De acordo com o eurodeputado francês Jean-Luc Bennahmias (Grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia) "alguns adeptos de futebol são violentos (...) e muitas vezes são mobilizados por movimentos de extrema-direita".
 
    O Reino Unido impôs restrições tão fortes (aumento do preço dos bilhetes, possibilidade de interdição, pela polícia, de acesso ao estádio, pena máxima de 10 anos de prisão para actos violentos) que os níveis de violência diminuíram significativamente. No entanto, a violência no futebol continua a ser motivo de preocupação para todos os países.

Rating: 3.0/5 (32 votos)




ONLINE
1




Obridado pela sua visita!Piscadela